O que é depressão

A depressão é uma doença que vem crescendo e afligindo pessoas no mundo todo, interferindo na concentração, na motivação e em muitos outros aspectos da vida. Ela é uma desordem complexa, envolvendo muitos sistemas do corpo. Inclui-se o sistema imunológico, causando perca ou ganho de peso como ainda doenças oportunistas.

Sabemos que todos têm que lidar com frustrações e tristezas na vida. Em alguns momentos certo baixo humor é natural e mostra que a pessoa está até mesmo sadia, pois foi capaz naturalmente de sentir e lidar com a dor. Contudo, tristezas prolongadas e baixa resistência a frustrações podem ser preocupantes. O melhor a fazer é procurar o especialista.

A terapia psicológica é altamente recomendada. Primeiro passo é dizer sobre a situação. E nada melhor do que falar com um profissional da área. Os amigos e parentes por vezes não entendem e alguns acham que é até bobagem e caba por não escutar e considerar o que se tem a dizer.

Em alguns casos o acompanhamento psicológico deve ser associado com o psiquiátrico. Algumas pessoas resistem ao tratamento medicamentoso, porém, em ele ajudará na resolução da depressão.

Então, não receie, caso perceba algo em você ou mesmo em parentes e amigos. Procure ou recomende um profissional da saúde.


E antes de terminar, não esqueça que uma boa alimentação e atividade física previnem a depressão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bruxas e os movimentos tradicionalistas católicos

Religiosidade cristã: doença e libertação

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais