As bruxas e os movimentos tradicionalistas católicos


Em um período da igreja cristã mulheres foram queimadas em nome de Deus por ‘estarem’ envolvida com o Demônio. Com o passar dos tempos se descobriu que na maioria dos casos de condenação era devido a ignorância religiosa e falta de clareza nos ensinamentos de Jesus. Os outros casos restantes de condenação e assassinato de mulheres – também de homens, só que em pouquíssimos casos – eram devido a interesses políticos, econômicos e afetivos.
            
Hoje, outra espécie de bruxas e não mais aquelas, se apresentam de modo bem extravagantes. Lembremos que o tempo de caça as bruxas era motivado pela sã doutrina, para preservar os cristãos dos erros de fé. Então perguntamos quem são as bruxas na igreja hoje? Elas se manifestam no submundo virtual. Nos vídeos do youtube atacado o Papa Francisco e a CNBB, nos movimentos tradicionalistas que tem o terço na mão esquerda e uma arma na mão direita. Pervertem a mensagem cristã em nome de um deus de poder e de segurança. Essas, ao contrário daquelas, são verdadeiras bruxas. Mas então vamos queimá-las? Claro que não. Somente precisamos entregá-las a elas mesmas para que o próprio fogo do orgulho as queime. Quem procura salvar sua vida vai perdê-la.
           
Os novos movimentos tradicionalistas não aceitam a encarnação do Filho de Deus, e pensam atingir a salvação por esforço pessoal no cumprimento de ritos. Aqui observamos dois erros fundamentais no seguimento de Cristo. O primeiro é que a Encarnação de Deus é possibilidade e resgate do homem, logo, desprezar o pobre e faminto é rejeitar a imagem de Deus. O segundo, é ser pelagiano, pensando que a simples participação dos ritos na igreja já bastam para a salvação sem praticar a caridade.  
           
A união dessas ‘novas bruxas’ com a política criou no Brasil um verdadeiro Halloween cultural. Estamos vendo mortos vivos em todas as partes, num verdadeiro The walkind dead. Pessoas – políticos e religiosos – carcomidos pelo vírus mortal da ignorância e da preguiça em busca de poder e segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Religiosidade cristã: doença e libertação

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais