Religiosidade cristã: doença e libertação


Image result for féExiste uma prática religiosa que gera ou mantém doenças e uma outra que leva ao amadurecimento humano? Nem sempre é fácil procurar responder tal pergunta. O que sabemos nos últimos tempos, principalmente com a análise das ciências sobre a religião, é que sua expressão se apresenta com uma ‘muleta psicológica’ ao ser humano. A concepção que solidificou nesse sentido, até mesmo no senso comum, foi o da psicanálise, que trata a crença em Deus como um desejo infantil não reconhecido por um pai superprotetor. Podemos dizer que é verdade a afirmação da psicanálise? Em grande parte, sim. Porém, não toda.

Nos últimos tempos, ao menos na religião cristã, e dizemos especificamente no Brasil, sua prática tem tomado ares de neurose coletiva. Ficou visível o endeusamento de padres e pastores que prometem cura, libertação e proteção. O que chama atenção é que não é Deus que conta na relação, mas o pregador. Caso o ‘curandeiro’ seja falho, não consiga atingir o objetivo, ajudar ao fiel, por meio de orações de exorcismo e libertação, a culpa nunca é dele e nem da Divindade. Então, o sentimento de culpa é estalado sobre o fiel que ‘não tem fé’. Em outras palavras, fé é entendida como força do próprio fiel e não mais como dom teologal. Pois, em hipóteses nenhuma a culpa pode cair em Deus. Contudo, alguém vai ser culpado, mesmo que se negue que seja a divindade, porque é assim os traços da religião infantil.

A vida, na prática neurotizante cristã (aqui se deixa claro que se refere a uma interpretação e vivência imatura da fé) não é aceita como ela é. Sigmund Freud (1856-1939) falou dessa característica no neurótico. Esse não aceita o que vê, faz de tudo para mudar, fantasia, somatiza e sofre com isso.

Porém, existe o lado da fé que caminha a passos largos e auxilia no processo de amadurecimento humano. É aquela fé de Jesus Cristo, que mesmo sendo perseguido, caluniado, não buscava fazer a própria vontade, mas realizava o ensinamento do Pai: amar, seguir sua paixão. Abriu mão de si em prol do outro. Viveu nisso sua Vocação, sua missão, seu sentindo (direção). Uma prática religiosa nesses moldes não busca o seio materno, como faz a criança nos primeiros anos. O indivíduo imbuído de consciente andar da vida, se lança, sem medo de deixar o aconchego, e vai a caminho de sua realização. Mesmo que tenha que passar por desertos, ele sabe – experiencia e não apenas conhecimento racional-objetivo – que é o único caminho que pode percorrer.

Aqui ele sabe que não é um padre ou pastor que vai guia-lo. O ministro pode até auxilia-lo com reflexões, perguntas, partilhas, porém, jamais dirá o que ele deverá fazer no sentido de colocar um cabresto.

Olhando a situação atual da prática religiosa não há como negar que o cabresto está em moda (talvez sempre teve). Por que? É difícil caminhar com as próprias pernas, é difícil assumir os próprios erros, é muito difícil assumir a própria solidão, é difícil amar verdadeiramente, pois esse liberta e nos lança na vocação que a Vida convoca.

Pode-se dizer que hoje a grande parte da prática cristã – não devido a alguma deficiência de sua mensagem original, mais por má interpretação e vivência – é infantilizante, neurotizante. Contudo, a vertente sadia está aí nos escombros de nossas dores.

Frei Edson Matias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bruxas e os movimentos tradicionalistas católicos

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais