Uma imagem que choca


Esta foto tirada na Cúria da Arquidiocese do Rio de Janeiro nesse mês de outubro, nos choca. A imagem do Cristo ao fundo contrasta com os dedos imitando uma arma. As pessoas sorrindo mostra a inconsciência da mensagem evangélica e a postura querida politicamente. O que leva ‘cristãos’ fazerem isso?

Anos de ritos, festas, movimentos, orações, o que tudo isso possibilitou? A encarnação da mensagem evangélica não está somente em ritos, em doutrinas, em pertencer uma igreja. Ela está no comportamento. Por vezes, se acostuma tanto em participar da missa por tradição que não se dá conta que se deve ligar vida e Palavra de Deus. Não se dá conta que a Eucaristia não se resume apenas na hóstia consagrada. Não se dá conta que devemos ser transformados no próprio corpo de Cristo para o mundo.

O que nós vemos? Comportamentos inconsequentes, pregação de ódio em nome de Deus, preconceito, raiva, vingança. Chegando ao cúmulo de católicos apoiarem a pena de morte, do ‘bandido bom e bandido morto’, de relativizar o amor ao próximo. O próximo passa a ser somente os familiares e amigos. O mandamento do amor é relativizado para um “DEPENDE”. Ou seja, de acordo com meus interesses.

Seja qual for o resultado dessas eleições, ficou evidente que grande parte dos católicos não são cristãos. Precisamos assim de uma nova evangelização. Uma que relembre a pergunta de Jesus a seus discípulos: “Quereis também ir embora?”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bruxas e os movimentos tradicionalistas católicos

Religiosidade cristã: doença e libertação

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais