A mente binária e a Espiritualidade



A mente binária só consegue refletir a partir de dois elementos: um ou dois, preto ou branco, Deus ou o diabo, like ou deslike, bom ou mal, direita ou esquerda, etc. Onde ela se alimenta para crescer em sua cegueira? Na ansiedade que a vida moderna nos coloca.

Na contemporaneidade, não se oferece mais certezas absolutas. Tudo é muito instável e passageiro. Não temos mais pontos de referência. Tudo se apresenta movediço e transitório. Contudo, aquele desejo de aconchego e certezas sempre é buscado. Logo, ao menor oferecimento de um porto seguro atrai uma multidão sedenta para explicações rápidas e satisfatórias. Um terreno fértil para pseudos líderes religiosos e políticos.

A mente binária neste contexto repudia o Evangelho em grande parte. Só toma das Sagradas Escrituras as partes que reforçam seu imaginário. Pois para o binário, Jesus das Escrituras não é claro, assim, o pastor, o padre ou líder leigo, hoje explica melhor que Jesus. Então, trechos como "Aquele que nasceu do Espirito.....", "Vem e segui-me..." ..."Eu vou envio ao mundo em meio a lobos..." e tantos outros trechos não deixa claro para a mente binária e dependente o que fazer. Para essa, Jesus foi fraco, não ensinou corretamente.

A mente binária deseja um novo Jesus. O deus da justiça, das armas, aquele que não leva desaforo para casa, que resolve com as próprias mãos, que implanta seu reino aqui na terra, que pega em espadas e mata aqueles que não se convertem.

A espiritualidade dos binários é na realidade a inversão do amor ao próximo, do mantado "não quero a morte do pecador, mas que ele volte e tenha vida". Não! a mente binária não aceita a Paciência Misericordiosa de Deus. É legalista demais, é mesquinha demais.

A espiritualidade binária freta com um um anjo de luz, que na realidade, por artimanha, é Lúcifer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As bruxas e os movimentos tradicionalistas católicos

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais